por Nadyesda Martinez

A Fraternidade Carmelitana Secular é um o espaço onde se constroem vínculo com a  família Carmelitana. A experiência brotada no interior deste espaço deve produzir os melhores frutos da vivência do carisma carmelitano, que nutre o sim generoso de cada irmão. O chamado para seguir a Jesus Cristo inspirado no carisma carmelitano é como um presente de Deus que trazemos em nossos corações e que aos poucos vamos desembrulhando. O conhecimento deste presente exige de nós o recolhimento pessoal e uma pura convivência fraterna.

img_20160612_133007750_hdrQuanto mais se olha para dentro de si e busca-se o conhecimento e domínio dos próprios desejos e paixões vai-se assumindo o controle da própria vida e percebendo o quanto se necessita de Deus, revelando-se, desvendando-se na convivência com os irmãos. A partir de uma íntima experiência com Deus no Carmelo é possível perceber-se na infinitude de variedades de expressões e formas de vida entregues ao Serviço, à Vida de Oração, a convivência Fraterna e o Profetismo, interligados a uma vida terna, contemplativa, mística e solidária.

Na busca de cuidar deste presente de Deus: o chamado a viver no Carmelo, iniciou-se tanto em Paranavaí-PR quanto em Curitiba-PR, o acompanhamento com Grupos de Leigos. Os Grupos encontram no Carmelo uma Fonte de Espiritualidade e incentivo à constante experiência transformadora na Palavra, na Vida de Oração, na Fraternidade e em diferentes expressões de Serviço aos irmãos em suas respectivas Paróquias.img-20160924-wa0072

Os que buscam viver a espiritualidade carmelitana no Comissariado Geral dos Carmelitas do Paraná recebem acompanhamento dos assessores responsáveis pela Secretaria para o Laicado: Frei Tiago Evaristo do Vale Santos, Frei Edimar Fernando Moreira, Frei Luiz Felipe da Cruz e Frei Kleiton Jesus Ribeiro.

Independente da forma de vida que se decide caminhar no Carmelo é preciso antes de tudo um coração aberto à partilha e à consciência reta de um caminho constante de preparo e discernimento, percebendo Deus na própria história. É importante perceber Deus caminhando conosco, nos ensinando na vida e que Ele deixa em nós marcas de Seu Amor incontestável. Amor este que em alguns momentos se prova pela doçura e em outros pela necessidade de “podas”, pois as correções são fundamentais neste processo de encontro e de transformação. É a partir das podas que nascem novos brotos, novas mudas. Novas roseiras são feitas a partir de galhos quebrados; é do nó que saem seus brotos.

0 Curtidas
533 Leituras

Relacionados

Comente

Please enter your name. Please enter an valid email address. Please enter message.

%d blogueiros gostam disto: