Quem são os Frades Carmelitas?

     A Vida Religiosa Consagrada é um modo de ser e viver na Igreja que surgiu por volta do século IV. Ela busca colher os frutos mais abundantes da graça batismal e testemunhar sua confiança na realização plena do Reino de Deus . Os Frades, nessa longa tradição, são homens que consagram suas vidas através dos votos religiosos de Pobreza, Castidade e Obediência

     A Ordem do Carmo, que surgiu no Monte Carmelo, Palestina, no início do século XII, é uma dessas formas de Vida Religiosa. Nessa época, algumas pessoas  organizaram-se nesse monte santo, junto à fonte do Profeta Elias, tendo uma capela dedicada à Nossa Senhora, para viver em obséquio de Jesus Cristo e abraçar o seu Evangelho  como norma suprema da vida. A vida de Oração, o Silencio, a Fraternidade, o Serviço aos mais necessitados, a contemplação e o Profetismo são algumas das características do carisma Carmelitano. 

     Vivendo todos como irmãos, os frades Carmelitas exercem seus trabalhos apostólicos em diversas áreas. Dentre eles, no serviço ao Povo de Deus, há aqueles que são denominados irmãos e que desempenham atividades eclesiais e profissionais diversas e aqueles que são ordenados Padres e que exercem, principalmente, as atividades próprias da ministério presbítero. Cada frade poderá atuar em paróquias, escolas, faculdades, centros de espiritualidade, centros de recuperação de dependentes químicos, hospitais ou em qualquer lugar em que se possa ser uma presença Orante, Fraterna e Profética. 

Frei Edimar Fernando Moreira , O. Carm.