São José no Carmelo

   

“Não conheço nenhuma pessoa que realmente lhe [a São José] seja devota, e a ele se dedique particularmente, que não progrida na virtude”

Santa Teresa D ́Ávila, Livro da Vida, Cap. 6

 

     O glorioso São José — o patrono Universal da Igreja — pelo seu exemplo de ser humano e de obediência, se apresenta também como patrono e modelo da vida carmelitana. Nós dizemos que Maria concebeu o Verbo por meio do Espírito Santo e José concebeu, na contemplação, o Cristo em sua alma.

     São José é o amor no silêncio pela sua ternura e sensibilidade. No Novo Testamento seu nome aparece 14 vezes e os evangelistas dedicam a ele 22 versículos, mas José não tem nenhuma fala: ele não é um homem de falar e sim um homem do agir. Isso acontece na passagem em que um anjo apareceu-lhe em sonho dizendo que fugisse com Maria e o Menino para o Egito. José, então, levantou-se e fez aquilo que o anjo havia pedido sem dizer uma palavra. Esse caminho da Sagrada Família para o Egito simboliza, para nós carmelitas, a subida para o Monte Carmelo. Além disso, assim como São José provia a Sagrada Família com o sustento, nós também confiamos a ele a providência dos nossos alimentos.

     Muitos santos carmelitas, como Santa Teresa D ́Ávila, eram devotos de São José. Em seu livro da Vida, Teresa fala um pouco da sua relação com o santo, afirmando que ele era seu advogado e o quanto confiava em seu patrocínio. Para ela, enquanto os outros santos são destinados por Deus a socorrer em certas necessidades específicas, São José possui uma espécie de mandato universal e pode vir em auxílio de qualquer necessidade, tanto material quanto espiritual. A convicção, tipicamente carmelitana, nesse patrocínio é o fundamento da festa de São José.

    Por isso, peçamos a São José que nos ensine, com seu silêncio, contemplação, obediência e ação, a sermos solícitos aos projetos de Deus em nossas vidas.

SÃO JOSÉ, ROGAI POR NÓS!!!!

Postulantes João Gabriel e João Victor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *